A docência da era digital

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
25/2/2022

As tecnologias digitais impulsionaram o aprendizado durante a pandemia. Professores que viviam experiências mais analógicas, como pilhas de provas e atividades impressas, passaram a utilizar os sistemas digitais otimizando, inclusive, o tempo de correção destas atividades. 

Atualmente há muitos recursos gratuitos que podem ser utilizados pelos professores para potencializar a aprendizagem, no entanto, é preciso lembrar que elas precisam atender a uma intencionalidade pedagógica, ou seja, é preciso ter claro que toda ferramenta cumpre um objetivo no processo educativo e, como consequência, na formação do estudante. Quando a escolha das ferramentas está alinhada com o propósito de formação, os resultados serão mais efetivos.

Nesse caso, no planejamento, o professor determina os objetivos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, o que se espera que os alunos possam alcançar, para, assim, definir quais instrumentos podem auxiliar. Desta forma, o professor precisa planejar e selecionar diferentes recursos digitais e aplicá-los em diversas experiências educacionais, gerindo a aprendizagem a partir da tecnologia e sua implementação eficiente. 

Conhecer, selecionar, dominar e utilizar, de forma autônoma e dinâmica, os recursos tecnológicos a favor do processo de ensino-aprendizagem é uma das competências do professor neste novo cenário, se pressupõe, que o professor, utilize recursos tecnológicos para resolver problemas reais da sala de aula de maneira customizada, personalizada e ágil.

Sem dúvida houveram muitas lições e que não podem ser esquecidas por nós professores durante esses dois anos de ensino remoto. Eu selecionei três aqui para compartilhar com vocês. 

A primeira delas é que as tecnologias digitais precisam ser incorporadas ao ensino presencial. No retorno à presencialidade elas não devem ser abandonadas, mas precisarão ser ressignificadas, readaptadas, já que seu uso, muitas vezes estarão relacionados a outro fim.  

O segundo é que as relações interpessoais ampliam as experiências e compõem o aprendizado. O período de isolamento foi muito sofrível, especialmente para as crianças e adolescentes em formação, muitos deles privados do contato com pares. No retorno há um desejo de reconexão e uma valorização das experiências interpessoais trazidas pela escola. Ou seja, além de aprender conceitos, a escola ou a faculdade é um lugar para fazer amigos, conhecer pessoas, ampliar o network.

E por fim, algo que não devemos esquecer é que atualmente podemos aprender em diferentes espaços, a sala de aula não é mais um espaço exclusivo do aprendizado. Assim, é importante o professor ampliar o seu olhar para diferentes lugares, sejam físicos ou virtuais, para desenvolver estratégias diversificadas de aprender.  

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
25
/
Oct
/
2024

Café com Inteligência

A cafeteira passava o melhor café de Maringá enquanto, ao redor da mesa central do escritório da B42, conversávamos sobre o futuro da Educação a Distância.
Tecnologia
30
/
Jul
/
2024

Ficar ou correr? Cocriação com as Inteligências Artificiais no cenário educacional

Aplicativos, recursos, plataformas e ferramentas surgem rapidamente. Antes mesmo que pudéssemos imaginá-las, descobrimos sua existência. Também passamos a ver atividades e profissões serem substituídas e outras serem criadas pelas automações da IA. Imagine que possa ir até o futuro e ver o impacto das Inteligências Artificiais no planeta. O que você vê?
Educação
2
/
Jul
/
2024

Como as Edtechs Estão Transformando o Ensino a Distância no Brasil

O Censo da Educação Superior de 2022 revelou que a modalidade EaD no Brasil teve um crescimento significativo, com cerca de 63,8% dos matriculados em cursos superiores optando por essa modalidade. Embora o EaD ofereça flexibilidade e acessibilidade, as instituições enfrentam diversos desafios para garantir a eficácia e qualidade do ensino. Para enfrentar esses desafios, as instituições de ensino recorrem a Empresas de Educação que oferecem serviços de desenvolvimento de cursos e suporte técnico.
Tecnologia
13
/
Jun
/
2024

De HTML Interativo a PDF: Garantindo o Acesso Offline na Educação a Distância

No Brasil, a qualidade da conexão à internet é uma variável crucial que impacta diretamente a produção de materiais para educação e o acesso dos alunos a esses recursos.
Tecnologia
2
/
May
/
2024

Airchat: a nova rede social que pode servir de inspiração para a Educação a Distância

O Airchat, a nova rede social que está redefinindo as interações online por meio de mensagens de voz, é o fruto da visão inovadora de Naval Ravikant.

@b42edtech