As tecnologias digitais impulsionaram o aprendizado durante a pandemia. Professores que viviam experiências mais analógicas, como pilhas de provas e atividades impressas, passaram a utilizar os sistemas digitais otimizando, inclusive, o tempo de correção destas atividades.
Atualmente há muitos recursos gratuitos que podem ser utilizados pelos professores para potencializar a aprendizagem, no entanto, é preciso lembrar que elas precisam atender a uma intencionalidade pedagógica, ou seja, é preciso ter claro que toda ferramenta cumpre um objetivo no processo educativo e, como consequência, na formação do estudante. Quando a escolha das ferramentas está alinhada com o propósito de formação, os resultados serão mais efetivos.
Nesse caso, no planejamento, o professor determina os objetivos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, o que se espera que os alunos possam alcançar, para, assim, definir quais instrumentos podem auxiliar. Desta forma, o professor precisa planejar e selecionar diferentes recursos digitais e aplicá-los em diversas experiências educacionais, gerindo a aprendizagem a partir da tecnologia e sua implementação eficiente.
Conhecer, selecionar, dominar e utilizar, de forma autônoma e dinâmica, os recursos tecnológicos a favor do processo de ensino-aprendizagem é uma das competências do professor neste novo cenário, se pressupõe, que o professor, utilize recursos tecnológicos para resolver problemas reais da sala de aula de maneira customizada, personalizada e ágil.
Sem dúvida houveram muitas lições e que não podem ser esquecidas por nós professores durante esses dois anos de ensino remoto. Eu selecionei três aqui para compartilhar com vocês.
A primeira delas é que as tecnologias digitais precisam ser incorporadas ao ensino presencial. No retorno à presencialidade elas não devem ser abandonadas, mas precisarão ser ressignificadas, readaptadas, já que seu uso, muitas vezes estarão relacionados a outro fim.
O segundo é que as relações interpessoais ampliam as experiências e compõem o aprendizado. O período de isolamento foi muito sofrível, especialmente para as crianças e adolescentes em formação, muitos deles privados do contato com pares. No retorno há um desejo de reconexão e uma valorização das experiências interpessoais trazidas pela escola. Ou seja, além de aprender conceitos, a escola ou a faculdade é um lugar para fazer amigos, conhecer pessoas, ampliar o network.
E por fim, algo que não devemos esquecer é que atualmente podemos aprender em diferentes espaços, a sala de aula não é mais um espaço exclusivo do aprendizado. Assim, é importante o professor ampliar o seu olhar para diferentes lugares, sejam físicos ou virtuais, para desenvolver estratégias diversificadas de aprender.