Mas independente das polêmicas, a reflexão da pirâmide é positiva para todos os educadores. A pirâmide elaborada por Glasser, um psiquiatra norte americano, conhecido por diversos estudos na área da saúde mental e comportamento humano, propõe que o professor ensine o aluno a fazer, e não a memorizar, como antes o ensino tradicional se propunha.
A ideia é que o estudante saia de uma postura passiva no processo de ensino e aprendizagem, onde apenas recebe conteúdos para uma participação ativa, construindo o conhecimento. A pirâmide da aprendizagem traduz uma representação gráfica indicando o percentual de aprendizagem do aluno considerando sua postura ativa ou passiva no processo.
No método de aprendizado ativo, demonstra que os alunos conseguem aprender mais de 80% do conteúdo quando ele pratica e ensina aos colegas o que aprendeu.
Mas, para que isso ocorra, é necessário que o professor saiba utilizar as ferramentas certas na sala de aula, conforme aponta Libâneo (1994):
Os professores precisam dominar, com segurança, esses meios auxiliares de ensino, conhecendo-os e aprendendo a utilizá-los. O momento didático mais adequado de utilizá-los vai depender do trabalho docente prático, no qual se adquire o efeito traquejo na manipulação do material didático (LIBÂNEO, 1994, p. 173).
Dentro do processo de ensino aprendizagem, o professor tem um papel fundamental. Ele será um mediador para que o aluno adquira as competências e habilidades necessárias para avançar adiante. Ele irá instigá-lo a buscar o conhecimento, ser autodidata e se tornar sua melhor versão como cidadão crítico e capacitado para exercer seu papel na sociedade.
“Quanto mais rápido você vai, mais alunos deixa para trás. Não importa o quanto ou quão rápido você ensina. A verdadeira medida é quantos alunos aprenderam”.(William Glasser)
Em síntese, o docente tem a função de orientar e guiar o aluno para a construção de uma base sólida para percorrer a jornada da busca pelo conhecimento. Diferentemente do ensino tradicional, em que o professor irá cobrar ou controlar seus alunos, o processo de ensino e aprendizagem atual propicia o uso de metodologias e abordagens que levem o estudante a buscar independência, liberdade e autonomia. Para isso, o aluno deverá desenvolver autonomia, terá responsabilidades e será o protagonista de seu aprendizado.