uando pensamos no processo de ensino e aprendizagem, é fundamental refletir sobre a experiência de aprendizagem gerada a partir das interações que promovemos na sala de aula. Atualmente, o Design tem contribuído na reflexão e promoção de experiências em diferentes áreas e, também, para potencializar o processo de aprendizagem por meio da Aprendizagem Baseada no Design (método ABD).
O método ABD é um termo cunhado para descrever como professores e instituições podem engajar o estudante no processo de aprendizagem digital, considerando um tripé do design, composto por:
- Design Educacional.
- Design Universal para Aprendizagem.
- Design Gráfico.
O Design Educacional é o que traduz a concepção pedagógica e institucional nos recursos de aprendizagem digitais.
A identidade pedagógica adotada, por meio dos ciclos de conhecimento, da trilha de aprendizagem, configuram a jornada de aprender dos estudantes. Esta parcela do tripé do design representa as vivências e experiências digitais que eles encontrarão durante a formação e há, ainda, uma preocupação para que haja um alinhamento desta jornada, aos valores de cada instituição de ensino, para que cada elemento possa ser materializado em um processo de ensino com modelagem de aprendizagem exclusiva e significativa.
O Design Universal para a Aprendizagem (DUA) é o que garante a acessibilidade e as experiências múltiplas, considerando os diferentes perfis de estudantes.
Por meio da utilização de recursos digitais, o aprendizado será menos exclusivo e mais inclusivo, garantindo a aprendizagem em múltiplos formatos, considerando os estilos de aprender. Com os recursos disponibilizados dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o estudante pode escolher como quer aprender: lendo um conteúdo digitalmente, ouvindo no smartphone, imprimindo, grifando, ou seja, interagindo com o conteúdo de multimeios.
O Design Gráfico é o que associa a concepção visual e a identidade comunicacional com o apelo estético.
Nesta etapa, a metodologia de ensino e aprendizagem é alinhada com o design gráfico, que personaliza, customiza e engaja o aprender por meio de estratégias estéticas para garantir a atenção do estudante. O Visual Learning tem como principal objetivo impactar pelo apelo estético, organizando as ideias e os conceitos de maneira visual. Com a disputa pela atenção do aluno provocada pela economia da atenção e cultura de consumo de conteúdo multitelas, o Design gráfico é o que permite a otimização da experiência do estudante por meio da criação de ambientes on-line belos, surpreendentes, interativos e que proporcionam uma aprendizagem mais dinâmica e interativa para os usuários.
É possível criar ambientes de aprendizagem otimizados para a educação a distância utilizando o Design a favor das Instituições de ensino, para garantir o engajamento e conclusão do ciclo completo de cada curso; e a favor do estudante, para garantir a aprendizagem e sucesso na sua trajetória. Para tal, é essencial que as Produtoras de conteúdo passem a se posicionar como Empresas de Educação e se tornem agentes focados na experiência do aluno, alinhando os recursos digitais à intencionalidade pedagógica.
O Design bom é aquele que vai permitir que o aluno encontre o que procura, navegue da melhor forma e assista à aula sem dificuldades. Um curso com bom design é interativo, é projetado para todos, tem design responsivo, ou seja, possui beleza, funcionalidade e acessibilidade, e atende a rigores de experiência de aprendizagem que encantam não só as Instituições, mas, principalmente, os alunos.
A beleza atrai e desperta o interesse, mas é o conteúdo funcional e intencional que mantém o interesse do aluno aceso. Mais do que apenas capitalizar a atenção do estudante, é preciso entregar qualidade de aprendizagem, refinar as interfaces e usar tecnologias que fortaleçam a conexão Aluno-IES.
Agora é a sua vez de refletir sobre esse assunto…