revolução digital trouxe mudanças na forma como convivemos, consumimos, nos locomovemos e também aprendemos. As oportunidades geradas pela Educação a distância traduzem novos modelos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, a construção de novas arquiteturas pedagógicas.
O conceito de Arquitetura Pedagógica articula duas palavras: “arquitetura”, que trata da arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes, e “educação”, que trata dos processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, reflete a organização dos tempos e espaços de aprendizagem, sejam eles presenciais, virtuais ou híbridos.
Ao pensarmos na estruturação de cursos ou disciplinas, é necessário refletir sobre a organização destes tempos e espaços, compreendendo que o seu resultado será reflexo de um ciclo de aprendizagem que denota a identidade do curso e, consequentemente, a experiência de aprendizagem pela qual o estudante percorrerá.
Assim, Behar (2019) indica que, para a criação de uma Arquitetura Pedagógica, é fundamental observarmos estes quatro aspectos:
- Organizacionais: tratam dos objetivos do perfil do egresso, organização do projeto pedagógico e arranjo entre espaço e tempo.
- Conteúdo: multimodalidades de aprendizado por meio de diferentes recursos, objetos e tecnologias.
- Metodológicos: organização das atividades, formas de interação e avaliação, e sequências didáticas.
- Tecnológicos: ferramentas, softwares e outros recursos tecnológicos utilizados.
Desta forma, as arquiteturas pedagógicas são estruturas de aprendizagem organizadas a partir da confluência de diferentes componentes: abordagem pedagógica, tecnológica, organizacional e de conteúdo, considerando a dimensão de tempo e espaço.
Como se projeta uma arquitetura pedagógica?
Antes de iniciar a organização de um curso, é fundamental pensar em seu objetivo, o perfil do egresso, o que se espera como resultado na vida do estudante e da comunidade. Outro ponto a se observar é a missão e visão da instituição ou entidade envolvida na promoção do curso, já que este aspecto pode ser valorizado e traduzido na arquitetura pedagógica do curso.
Também é fundamental pensar nas experiências da aprendizagem envolvidas, nas vivências, interações e práticas. Há que se levantar a intencionalidade do percurso do estudante para pensar na modelagem para que a sequência de aprendizagem reflita de forma única e exclusiva o que se quer alcançar.
Assim como a construção de uma casa, em que se deposita no projeto os anseios, utilidades, resultados e sonhos, a arquitetura pedagógica bem projetada potencializará o processo de ensino e aprendizagem, garantindo que o sonho e expectativa de quem busca um curso possam ser atingidos, tornando o processo significativo.
BEHAR, P. A. Recomendação Pedagógica em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2019.