A Arquitetura Pedagógica na EaD

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
13/12/2022
A

revolução digital trouxe mudanças na forma como convivemos, consumimos, nos locomovemos e também aprendemos. As oportunidades geradas pela Educação a distância traduzem novos modelos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, a construção de novas arquiteturas pedagógicas. 

O conceito de Arquitetura Pedagógica articula duas palavras: “arquitetura”, que trata da arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes, e “educação”, que trata dos processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, reflete a organização dos tempos e espaços de aprendizagem, sejam eles presenciais, virtuais ou híbridos. 

Ao pensarmos na estruturação de cursos ou disciplinas, é necessário refletir sobre a organização destes tempos e espaços, compreendendo que o seu resultado será reflexo de um ciclo de aprendizagem que denota a identidade do curso e, consequentemente, a experiência de aprendizagem pela qual o estudante percorrerá. 

Assim, Behar (2019) indica que, para a criação de uma Arquitetura Pedagógica, é fundamental observarmos estes quatro aspectos:

  • Organizacionais: tratam dos objetivos do perfil do egresso, organização do projeto pedagógico e arranjo entre espaço e tempo. 
  • Conteúdo: multimodalidades de aprendizado por meio de diferentes recursos, objetos e tecnologias.  
  • Metodológicos: organização das atividades, formas de interação e avaliação, e sequências didáticas. 
  • Tecnológicos: ferramentas, softwares e outros recursos tecnológicos utilizados.

Desta forma, as arquiteturas pedagógicas são estruturas de aprendizagem organizadas a partir da confluência de diferentes componentes: abordagem pedagógica, tecnológica, organizacional e de conteúdo, considerando a dimensão de tempo e espaço.

Como se projeta uma arquitetura pedagógica? 

Antes de iniciar a organização de um curso, é fundamental pensar em seu objetivo, o perfil do egresso, o que se espera como resultado na vida do estudante e da comunidade. Outro ponto a se observar é a missão e visão da instituição ou entidade envolvida na promoção do curso, já que este aspecto pode ser valorizado e traduzido na arquitetura pedagógica do curso. 

Também é fundamental pensar nas experiências da aprendizagem envolvidas, nas vivências, interações e práticas. Há que se levantar a intencionalidade do percurso do estudante para pensar na modelagem para que a sequência de aprendizagem reflita de forma única e exclusiva o que se quer alcançar.   

Assim como a construção de uma casa, em que se deposita no projeto os anseios, utilidades, resultados e sonhos, a arquitetura pedagógica bem projetada potencializará o processo de ensino e aprendizagem, garantindo que o sonho e expectativa de quem busca um curso possam ser atingidos, tornando o processo significativo. 

BEHAR, P. A. Recomendação Pedagógica em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2019. 

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
25
/
Oct
/
2024

Café com Inteligência

A cafeteira passava o melhor café de Maringá enquanto, ao redor da mesa central do escritório da B42, conversávamos sobre o futuro da Educação a Distância.
Tecnologia
30
/
Jul
/
2024

Ficar ou correr? Cocriação com as Inteligências Artificiais no cenário educacional

Aplicativos, recursos, plataformas e ferramentas surgem rapidamente. Antes mesmo que pudéssemos imaginá-las, descobrimos sua existência. Também passamos a ver atividades e profissões serem substituídas e outras serem criadas pelas automações da IA. Imagine que possa ir até o futuro e ver o impacto das Inteligências Artificiais no planeta. O que você vê?
Educação
2
/
Jul
/
2024

Como as Edtechs Estão Transformando o Ensino a Distância no Brasil

O Censo da Educação Superior de 2022 revelou que a modalidade EaD no Brasil teve um crescimento significativo, com cerca de 63,8% dos matriculados em cursos superiores optando por essa modalidade. Embora o EaD ofereça flexibilidade e acessibilidade, as instituições enfrentam diversos desafios para garantir a eficácia e qualidade do ensino. Para enfrentar esses desafios, as instituições de ensino recorrem a Empresas de Educação que oferecem serviços de desenvolvimento de cursos e suporte técnico.
Tecnologia
13
/
Jun
/
2024

De HTML Interativo a PDF: Garantindo o Acesso Offline na Educação a Distância

No Brasil, a qualidade da conexão à internet é uma variável crucial que impacta diretamente a produção de materiais para educação e o acesso dos alunos a esses recursos.
Tecnologia
2
/
May
/
2024

Airchat: a nova rede social que pode servir de inspiração para a Educação a Distância

O Airchat, a nova rede social que está redefinindo as interações online por meio de mensagens de voz, é o fruto da visão inovadora de Naval Ravikant.

@b42edtech