A Arquitetura Pedagógica na EaD

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
13/12/2022
A

revolução digital trouxe mudanças na forma como convivemos, consumimos, nos locomovemos e também aprendemos. As oportunidades geradas pela Educação a distância traduzem novos modelos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, a construção de novas arquiteturas pedagógicas. 

O conceito de Arquitetura Pedagógica articula duas palavras: “arquitetura”, que trata da arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes, e “educação”, que trata dos processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, reflete a organização dos tempos e espaços de aprendizagem, sejam eles presenciais, virtuais ou híbridos. 

Ao pensarmos na estruturação de cursos ou disciplinas, é necessário refletir sobre a organização destes tempos e espaços, compreendendo que o seu resultado será reflexo de um ciclo de aprendizagem que denota a identidade do curso e, consequentemente, a experiência de aprendizagem pela qual o estudante percorrerá. 

Assim, Behar (2019) indica que, para a criação de uma Arquitetura Pedagógica, é fundamental observarmos estes quatro aspectos:

  • Organizacionais: tratam dos objetivos do perfil do egresso, organização do projeto pedagógico e arranjo entre espaço e tempo. 
  • Conteúdo: multimodalidades de aprendizado por meio de diferentes recursos, objetos e tecnologias.  
  • Metodológicos: organização das atividades, formas de interação e avaliação, e sequências didáticas. 
  • Tecnológicos: ferramentas, softwares e outros recursos tecnológicos utilizados.

Desta forma, as arquiteturas pedagógicas são estruturas de aprendizagem organizadas a partir da confluência de diferentes componentes: abordagem pedagógica, tecnológica, organizacional e de conteúdo, considerando a dimensão de tempo e espaço.

Como se projeta uma arquitetura pedagógica? 

Antes de iniciar a organização de um curso, é fundamental pensar em seu objetivo, o perfil do egresso, o que se espera como resultado na vida do estudante e da comunidade. Outro ponto a se observar é a missão e visão da instituição ou entidade envolvida na promoção do curso, já que este aspecto pode ser valorizado e traduzido na arquitetura pedagógica do curso. 

Também é fundamental pensar nas experiências da aprendizagem envolvidas, nas vivências, interações e práticas. Há que se levantar a intencionalidade do percurso do estudante para pensar na modelagem para que a sequência de aprendizagem reflita de forma única e exclusiva o que se quer alcançar.   

Assim como a construção de uma casa, em que se deposita no projeto os anseios, utilidades, resultados e sonhos, a arquitetura pedagógica bem projetada potencializará o processo de ensino e aprendizagem, garantindo que o sonho e expectativa de quem busca um curso possam ser atingidos, tornando o processo significativo. 

BEHAR, P. A. Recomendação Pedagógica em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2019. 

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
28
/
Mar
/
2025

Curso gratuito sobre voluntariado foi lançado no GEDUC 2025

O lançamento do curso gratuito Voluntariado: Transformando Comunidades e Vidas aconteceu durante o GEDUC 2025. Uma iniciativa do Instituto Ela, da B42 e da Citadino.
Educação
21
/
Mar
/
2025

Do passado ao futuro: como a história do EaD molda as inovações em educação

Das correspondências por cartas ao Telecurso 2000, entender a evolução do ensino a distância é estratégico para moldar o futuro da educação. Neste artigo, explore a história do EaD e como ela influencia nas inovações atuais.
Design
7
/
Mar
/
2025

Material didático na EaD: o que são, para que servem e como facilitam a jornada do estudante

Os materiais didáticos na educação a distância estão evoluindo! Conheça soluções eficazes para instituições e educadores EaD.
Educação
26
/
Feb
/
2025

‍O impacto da internet e dos influenciadores digitais na educação

O impacto da internet na educação vai além do acesso, também está redefinindo como aprendemos. Qual é o papel dos influenciadores digitais e como as instituições podem se adaptar para promover inovação e inclusão digital?
Educação
10
/
Feb
/
2025

Videoaula ou livro: por que é mais fácil aprender assistindo aula em vídeo?

Videoaula ou livro? Entenda porque as videoaulas são eficazes, transformam a experiência de aprendizagem e engajam estudantes com inovação pedagógica!

@b42edtech