Como as Edtechs Estão Transformando o Ensino a Distância no Brasil

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
2/7/2024
H

oje, mais de 70% dos estudantes de Ensino a Distância (EaD) no Brasil concilia seus estudos com outras responsabilidades, enquanto outros 30% conseguem frequentar Polos de Apoio e estudar em ambientes fora de casa, refletindo uma tendência que se consolidou durante a pandemia e que continua a crescer devido à flexibilidade e conveniência dessa modalidade de ensino​ (INEP, 2022)​​. 

O Censo da Educação Superior de 2022 revelou que a modalidade EaD no Brasil teve um crescimento significativo, com cerca de 63,8% dos matriculados em cursos superiores optando por essa modalidade. Este crescimento se deu principalmente no setor privado, onde as matrículas em EaD superaram as presenciais​ (INEP, 2023)​.

Essa expansão do EaD tem apresentado vários benefícios, incluindo a democratização do acesso à educação superior em um país de grandes dimensões como o Brasil. Estudar em casa permite que os alunos conciliem os estudos com outras atividades, como trabalho e cuidados familiares, tornando a educação superior mais acessível a uma ampla gama de pessoas.

Embora essa modalidade ofereça flexibilidade e acessibilidade, as instituições enfrentam diversos desafios para garantir a eficácia e qualidade do ensino. Entre esses desafios, destacam-se:

Planejar o conteúdo dos cursos: A organização do conteúdo dos cursos requer um planejamento cuidadoso e a colaboração entre professores, designers instrucionais e gestores educacionais. No entanto, muitas universidades enfrentam dificuldades em coordenar essas equipes e garantir que o conteúdo seja estratégico e eficaz, o que pode resultar em uma jornada de aprendizagem desarticulada.

Escolher o ambiente virtual certo: Muitas universidades enfrentam dificuldades em selecionar uma plataforma que atenda plenamente às suas necessidades. Problemas comuns incluem a falta de usabilidade, suporte técnico inadequado e funcionalidades limitadas, o que pode comprometer a experiência de aprendizagem dos alunos.

Personalizar o ambiente virtual: Cada instituição tem necessidades específicas, e muitas vezes as plataformas padrão não conseguem atender a todas essas particularidades. A falta de personalização pode impedir que a plataforma reflita a identidade pedagógica e institucional da universidade, afetando a qualidade da experiência de aprendizagem.

Manter os cursos atualizados: A atualização constante dos materiais didáticos é essencial, mas muitas instituições encontram dificuldades para manter o conteúdo relevante e alinhado com as demandas do mercado. Esse processo pode ser oneroso e demorado, resultando em materiais desatualizados que não atendem às expectativas dos estudantes.

Engajar os alunos e vencer a evasão: Um dos maiores desafios da EaD é manter os alunos motivados e engajados. A taxa de evasão pode ser alta devido à falta de interação presencial, dificuldades em gerenciar o tempo e a sensação de isolamento. Universidades frequentemente lutam para encontrar maneiras eficazes de engajar os alunos e reduzir a evasão.

Para enfrentar esses desafios, as instituições de ensino recorrem a Empresas de Educação que oferecem serviços de desenvolvimento de cursos e suporte técnico. Empresas especializadas no desenvolvimento de cursos, que oferecem serviços completos, desde o design instrucional até a produção de conteúdo multimídia.

Essas soluções permitem que as instituições de ensino possam ampliar sua oferta de cursos, garantir a qualidade do conteúdo educacional e atender às necessidades dos estudantes de maneira eficiente e profissional.

A B42 se especializou no desenvolvimento de múltiplos recursos de aprendizagem que fortalecem o processo de ensino e aprendizagem por meio de princípios como mobile first, voice first e design universal.

Já imaginou ter cursos produzidos sob medida para seus estudantes?

Organizamos o conteúdo e a jornada de aprendizagem. 

Isso mesmo, nós criamos do zero com você. Não sabe por onde começar? Nós estudamos todas as suas necessidades e desenhamos uma Arquitetura Pedagógica única. Não definiu a carga horária, nem as metodologias de ensino? Nós planejamos e documentamos tudo com você.

Os materiais refletem a sua identidade. 

Nós personalizamos cada detalhe para refletir a identidade visual da sua instituição e engajar os alunos de maneira eficaz. Através da Aprendizagem Baseada no Design, aplicamos estratégias estéticas e visuais que tornam o aprendizado mais atraente e impactante, garantindo que a plataforma seja uma extensão visual e funcional da sua instituição.

As trilhas de aprendizagem são personalizadas. 

Nós criamos trilhas personalizadas que facilitam a jornada de estudo e reduzem a evasão. Os materiais combinam apelo estético e metodologias pedagógicas que engajam e tornam o estudo mais atraente até o final.

Os recursos que incorporamos são feitos para todos.

Traduzimos a concepção pedagógica em recursos de aprendizagem acessíveis e funcionais. Tem estudantes com dislexia? Idosos? Alunos sem internet? Incorporamos recursos que permitem que os próprios estudantes ajustem os materiais  ao seu nível de habilidades e necessidades.

A atualização dos conteúdos é imediata e contínua. 

Enfrentou algum problema ou precisa atualizar um conteúdo?
Nossa equipe realiza correções periódicas planejadas e atualizações de emergência dentro de 48h, garantindo que seu material esteja sempre atualizado e relevante para os alunos.

Nós personalizamos a experiência de aprendizagem para que você possa focar nos seus estudantes.

Referências
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ensino a distância cresce 474% em uma década. INEP, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-cresce-474-em-uma-decada. Acesso em: 28 jun. 2024.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. EaD registra 3 milhões de ingressantes em 2022. INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ead-registra-3-milhoes-de-ingressantes-em-2022. Acesso em: 28 jun. 2024.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
28
/
Mar
/
2025

Curso gratuito sobre voluntariado foi lançado no GEDUC 2025

O lançamento do curso gratuito Voluntariado: Transformando Comunidades e Vidas aconteceu durante o GEDUC 2025. Uma iniciativa do Instituto Ela, da B42 e da Citadino.
Educação
21
/
Mar
/
2025

Do passado ao futuro: como a história do EaD molda as inovações em educação

Das correspondências por cartas ao Telecurso 2000, entender a evolução do ensino a distância é estratégico para moldar o futuro da educação. Neste artigo, explore a história do EaD e como ela influencia nas inovações atuais.
Design
7
/
Mar
/
2025

Material didático na EaD: o que são, para que servem e como facilitam a jornada do estudante

Os materiais didáticos na educação a distância estão evoluindo! Conheça soluções eficazes para instituições e educadores EaD.
Educação
26
/
Feb
/
2025

‍O impacto da internet e dos influenciadores digitais na educação

O impacto da internet na educação vai além do acesso, também está redefinindo como aprendemos. Qual é o papel dos influenciadores digitais e como as instituições podem se adaptar para promover inovação e inclusão digital?
Educação
10
/
Feb
/
2025

Videoaula ou livro: por que é mais fácil aprender assistindo aula em vídeo?

Videoaula ou livro? Entenda porque as videoaulas são eficazes, transformam a experiência de aprendizagem e engajam estudantes com inovação pedagógica!

@b42edtech