oje, mais de 70% dos estudantes de Ensino a Distância (EaD) no Brasil concilia seus estudos com outras responsabilidades, enquanto outros 30% conseguem frequentar Polos de Apoio e estudar em ambientes fora de casa, refletindo uma tendência que se consolidou durante a pandemia e que continua a crescer devido à flexibilidade e conveniência dessa modalidade de ensino (INEP, 2022).
O Censo da Educação Superior de 2022 revelou que a modalidade EaD no Brasil teve um crescimento significativo, com cerca de 63,8% dos matriculados em cursos superiores optando por essa modalidade. Este crescimento se deu principalmente no setor privado, onde as matrículas em EaD superaram as presenciais (INEP, 2023).
Essa expansão do EaD tem apresentado vários benefícios, incluindo a democratização do acesso à educação superior em um país de grandes dimensões como o Brasil. Estudar em casa permite que os alunos conciliem os estudos com outras atividades, como trabalho e cuidados familiares, tornando a educação superior mais acessível a uma ampla gama de pessoas.
Embora essa modalidade ofereça flexibilidade e acessibilidade, as instituições enfrentam diversos desafios para garantir a eficácia e qualidade do ensino. Entre esses desafios, destacam-se:
Planejar o conteúdo dos cursos: A organização do conteúdo dos cursos requer um planejamento cuidadoso e a colaboração entre professores, designers instrucionais e gestores educacionais. No entanto, muitas universidades enfrentam dificuldades em coordenar essas equipes e garantir que o conteúdo seja estratégico e eficaz, o que pode resultar em uma jornada de aprendizagem desarticulada.
Escolher o ambiente virtual certo: Muitas universidades enfrentam dificuldades em selecionar uma plataforma que atenda plenamente às suas necessidades. Problemas comuns incluem a falta de usabilidade, suporte técnico inadequado e funcionalidades limitadas, o que pode comprometer a experiência de aprendizagem dos alunos.
Personalizar o ambiente virtual: Cada instituição tem necessidades específicas, e muitas vezes as plataformas padrão não conseguem atender a todas essas particularidades. A falta de personalização pode impedir que a plataforma reflita a identidade pedagógica e institucional da universidade, afetando a qualidade da experiência de aprendizagem.
Manter os cursos atualizados: A atualização constante dos materiais didáticos é essencial, mas muitas instituições encontram dificuldades para manter o conteúdo relevante e alinhado com as demandas do mercado. Esse processo pode ser oneroso e demorado, resultando em materiais desatualizados que não atendem às expectativas dos estudantes.
Engajar os alunos e vencer a evasão: Um dos maiores desafios da EaD é manter os alunos motivados e engajados. A taxa de evasão pode ser alta devido à falta de interação presencial, dificuldades em gerenciar o tempo e a sensação de isolamento. Universidades frequentemente lutam para encontrar maneiras eficazes de engajar os alunos e reduzir a evasão.
Para enfrentar esses desafios, as instituições de ensino recorrem a Empresas de Educação que oferecem serviços de desenvolvimento de cursos e suporte técnico. Empresas especializadas no desenvolvimento de cursos, que oferecem serviços completos, desde o design instrucional até a produção de conteúdo multimídia.
Essas soluções permitem que as instituições de ensino possam ampliar sua oferta de cursos, garantir a qualidade do conteúdo educacional e atender às necessidades dos estudantes de maneira eficiente e profissional.
A B42 se especializou no desenvolvimento de múltiplos recursos de aprendizagem que fortalecem o processo de ensino e aprendizagem por meio de princípios como mobile first, voice first e design universal.
Já imaginou ter cursos produzidos sob medida para seus estudantes?
Organizamos o conteúdo e a jornada de aprendizagem.
Isso mesmo, nós criamos do zero com você. Não sabe por onde começar? Nós estudamos todas as suas necessidades e desenhamos uma Arquitetura Pedagógica única. Não definiu a carga horária, nem as metodologias de ensino? Nós planejamos e documentamos tudo com você.
Os materiais refletem a sua identidade.
Nós personalizamos cada detalhe para refletir a identidade visual da sua instituição e engajar os alunos de maneira eficaz. Através da Aprendizagem Baseada no Design, aplicamos estratégias estéticas e visuais que tornam o aprendizado mais atraente e impactante, garantindo que a plataforma seja uma extensão visual e funcional da sua instituição.
As trilhas de aprendizagem são personalizadas.
Nós criamos trilhas personalizadas que facilitam a jornada de estudo e reduzem a evasão. Os materiais combinam apelo estético e metodologias pedagógicas que engajam e tornam o estudo mais atraente até o final.
Os recursos que incorporamos são feitos para todos.
Traduzimos a concepção pedagógica em recursos de aprendizagem acessíveis e funcionais. Tem estudantes com dislexia? Idosos? Alunos sem internet? Incorporamos recursos que permitem que os próprios estudantes ajustem os materiais ao seu nível de habilidades e necessidades.
A atualização dos conteúdos é imediata e contínua.
Enfrentou algum problema ou precisa atualizar um conteúdo?
Nossa equipe realiza correções periódicas planejadas e atualizações de emergência dentro de 48h, garantindo que seu material esteja sempre atualizado e relevante para os alunos.
Nós personalizamos a experiência de aprendizagem para que você possa focar nos seus estudantes.
Referências
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ensino a distância cresce 474% em uma década. INEP, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-cresce-474-em-uma-decada. Acesso em: 28 jun. 2024.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. EaD registra 3 milhões de ingressantes em 2022. INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ead-registra-3-milhoes-de-ingressantes-em-2022. Acesso em: 28 jun. 2024.