Como as Edtechs Estão Transformando o Ensino a Distância no Brasil

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
2/7/2024
H

oje, mais de 70% dos estudantes de Ensino a Distância (EaD) no Brasil concilia seus estudos com outras responsabilidades, enquanto outros 30% conseguem frequentar Polos de Apoio e estudar em ambientes fora de casa, refletindo uma tendência que se consolidou durante a pandemia e que continua a crescer devido à flexibilidade e conveniência dessa modalidade de ensino​ (INEP, 2022)​​. 

O Censo da Educação Superior de 2022 revelou que a modalidade EaD no Brasil teve um crescimento significativo, com cerca de 63,8% dos matriculados em cursos superiores optando por essa modalidade. Este crescimento se deu principalmente no setor privado, onde as matrículas em EaD superaram as presenciais​ (INEP, 2023)​.

Essa expansão do EaD tem apresentado vários benefícios, incluindo a democratização do acesso à educação superior em um país de grandes dimensões como o Brasil. Estudar em casa permite que os alunos conciliem os estudos com outras atividades, como trabalho e cuidados familiares, tornando a educação superior mais acessível a uma ampla gama de pessoas.

Embora essa modalidade ofereça flexibilidade e acessibilidade, as instituições enfrentam diversos desafios para garantir a eficácia e qualidade do ensino. Entre esses desafios, destacam-se:

Planejar o conteúdo dos cursos: A organização do conteúdo dos cursos requer um planejamento cuidadoso e a colaboração entre professores, designers instrucionais e gestores educacionais. No entanto, muitas universidades enfrentam dificuldades em coordenar essas equipes e garantir que o conteúdo seja estratégico e eficaz, o que pode resultar em uma jornada de aprendizagem desarticulada.

Escolher o ambiente virtual certo: Muitas universidades enfrentam dificuldades em selecionar uma plataforma que atenda plenamente às suas necessidades. Problemas comuns incluem a falta de usabilidade, suporte técnico inadequado e funcionalidades limitadas, o que pode comprometer a experiência de aprendizagem dos alunos.

Personalizar o ambiente virtual: Cada instituição tem necessidades específicas, e muitas vezes as plataformas padrão não conseguem atender a todas essas particularidades. A falta de personalização pode impedir que a plataforma reflita a identidade pedagógica e institucional da universidade, afetando a qualidade da experiência de aprendizagem.

Manter os cursos atualizados: A atualização constante dos materiais didáticos é essencial, mas muitas instituições encontram dificuldades para manter o conteúdo relevante e alinhado com as demandas do mercado. Esse processo pode ser oneroso e demorado, resultando em materiais desatualizados que não atendem às expectativas dos estudantes.

Engajar os alunos e vencer a evasão: Um dos maiores desafios da EaD é manter os alunos motivados e engajados. A taxa de evasão pode ser alta devido à falta de interação presencial, dificuldades em gerenciar o tempo e a sensação de isolamento. Universidades frequentemente lutam para encontrar maneiras eficazes de engajar os alunos e reduzir a evasão.

Para enfrentar esses desafios, as instituições de ensino recorrem a Empresas de Educação que oferecem serviços de desenvolvimento de cursos e suporte técnico. Empresas especializadas no desenvolvimento de cursos, que oferecem serviços completos, desde o design instrucional até a produção de conteúdo multimídia.

Essas soluções permitem que as instituições de ensino possam ampliar sua oferta de cursos, garantir a qualidade do conteúdo educacional e atender às necessidades dos estudantes de maneira eficiente e profissional.

A B42 se especializou no desenvolvimento de múltiplos recursos de aprendizagem que fortalecem o processo de ensino e aprendizagem por meio de princípios como mobile first, voice first e design universal.

Já imaginou ter cursos produzidos sob medida para seus estudantes?

Organizamos o conteúdo e a jornada de aprendizagem. 

Isso mesmo, nós criamos do zero com você. Não sabe por onde começar? Nós estudamos todas as suas necessidades e desenhamos uma Arquitetura Pedagógica única. Não definiu a carga horária, nem as metodologias de ensino? Nós planejamos e documentamos tudo com você.

Os materiais refletem a sua identidade. 

Nós personalizamos cada detalhe para refletir a identidade visual da sua instituição e engajar os alunos de maneira eficaz. Através da Aprendizagem Baseada no Design, aplicamos estratégias estéticas e visuais que tornam o aprendizado mais atraente e impactante, garantindo que a plataforma seja uma extensão visual e funcional da sua instituição.

As trilhas de aprendizagem são personalizadas. 

Nós criamos trilhas personalizadas que facilitam a jornada de estudo e reduzem a evasão. Os materiais combinam apelo estético e metodologias pedagógicas que engajam e tornam o estudo mais atraente até o final.

Os recursos que incorporamos são feitos para todos.

Traduzimos a concepção pedagógica em recursos de aprendizagem acessíveis e funcionais. Tem estudantes com dislexia? Idosos? Alunos sem internet? Incorporamos recursos que permitem que os próprios estudantes ajustem os materiais  ao seu nível de habilidades e necessidades.

A atualização dos conteúdos é imediata e contínua. 

Enfrentou algum problema ou precisa atualizar um conteúdo?
Nossa equipe realiza correções periódicas planejadas e atualizações de emergência dentro de 48h, garantindo que seu material esteja sempre atualizado e relevante para os alunos.

Nós personalizamos a experiência de aprendizagem para que você possa focar nos seus estudantes.

Referências
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ensino a distância cresce 474% em uma década. INEP, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-cresce-474-em-uma-decada. Acesso em: 28 jun. 2024.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. EaD registra 3 milhões de ingressantes em 2022. INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ead-registra-3-milhoes-de-ingressantes-em-2022. Acesso em: 28 jun. 2024.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
30
/
Jul
/
2024

Ficar ou correr? Cocriação com as Inteligências Artificiais no cenário educacional

Aplicativos, recursos, plataformas e ferramentas surgem rapidamente. Antes mesmo que pudéssemos imaginá-las, descobrimos sua existência. Também passamos a ver atividades e profissões serem substituídas e outras serem criadas pelas automações da IA. Imagine que possa ir até o futuro e ver o impacto das Inteligências Artificiais no planeta. O que você vê?
Tecnologia
13
/
Jun
/
2024

De HTML Interativo a PDF: Garantindo o Acesso Offline na Educação a Distância

No Brasil, a qualidade da conexão à internet é uma variável crucial que impacta diretamente a produção de materiais para educação e o acesso dos alunos a esses recursos.
Tecnologia
2
/
May
/
2024

Airchat: a nova rede social que pode servir de inspiração para a Educação a Distância

O Airchat, a nova rede social que está redefinindo as interações online por meio de mensagens de voz, é o fruto da visão inovadora de Naval Ravikant.
Tecnologia
22
/
Apr
/
2024

Open Dyslexic, a Fonte que Transforma a Educação para Pessoas com Dislexia

A Open Dyslexic não é só mais uma fonte. Ela foi especialmente desenhada para atender às necessidades das pessoas com dislexia, oferecendo uma solução prática e esteticamente adaptada às suas particularidades visuais.
Educação
11
/
Apr
/
2024

Como Novos Layouts Ajudam a Criar Salas de Aula Inovadoras

Você já pensou em como mudar as cadeiras de lugar pode ampliar a experiência de aprendizado de uma aula? Apesar de às vezes ser desafiador e até barulhento, existem formas de gerenciar a organização de uma sala de aula observando diferentes rearranjos de carteiras e estabelecendo combinados entre os estudantes. 

@b42edtech