percurso formativo se trata do desenho, planejamento e organização de um curso ou uma aula. É a reflexão inicial sobre o propósito materializada em forma de caminho. Veja os passos:
- Levantamento do contexto e objetivo geral: Antes de começar, é necessário levantar as necessidades. Quais são as demandas? O que está envolvido no processo? Quais as expectativas dos envolvidos? É importante também definir um objetivo geral que perpassa as ações do curso, desde a metodologia até o processo avaliativo.
- Identificação do desempenho esperado: a partir de um processo de avaliação claro e da definição dos objetivos de aprendizagem, é possível identificar a evolução no processo de ensino e aprendizagem.
- Caracterização da população alvo: o perfil dos participantes, conhecimentos prévios, experiência do público com o conteúdo a ser abordado. Tudo isso precisa ser levado em consideração para promover uma maior personalização no processo. Reuniões prévias ou sondagens por meio de questionários podem ser uma alternativa.
- Identificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes: Ao final do curso, os estudantes devem se sentir aptos e capazes de desempenhar atividades, compreender processos, desenvolver projetos. Este entendimento compreende o desenvolvimento das competências, que estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem.
- Definição da macroestrutura: como o conteúdo será estruturado, como será dividido, organizado, que ferramentas serão utilizadas, recursos.
- Elaboração do cronograma: organizando os tempos e blocos de conteúdos, atividades e processos avaliativos.
Na ilustração a seguir você verá a criação de um percurso formativo. Ele foi implementado em um programa de formação continuada para docentes.