Objetivos de Aprendizagem e a Taxonomia de Bloom

Escrito por 
Thayla Guimarães
Publicado 
27/12/2021
P

roposta por Benjamin Bloom em 1956, a Taxonomia de Bloom, também conhecida como taxonomia dos objetivos educacionais, é uma ferramenta bastante utilizada para acompanhar a aprendizagem dos alunos nos processos avaliativos. A partir dos níveis de complexidade das atividades, a taxonomia de Bloom estrutura, de forma hierárquica, do mais simples ao mais complexo, o domínio cognitivo dos alunos. Essa organização hierárquica considera os aspectos cognitivos, emocionais e psicomotores dos alunos e se dá nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação, análise, avaliação e criação.

Em 2001, a Taxonomia de Bloom passou por uma revisão feita por um grupo de psicólogos e pesquisadores da educação. Esta mudança trouxe como proposta a ideia de uma classificação mais dinâmica, e então as seis categorias de Bloom foram alteradas de substantivos para verbos. Os verbos da taxonomia de Bloom fazem referência aos objetivos educacionais que se quer descrever, relacionados às ações dentro do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, é possível ao professor que tenha claro e também esclareça ao aluno as ações que devem ser colocadas em prática. Ou seja, cada parte sabe o que se espera em determinada proposta ou atividade. Importante destacar que esses verbos são empregados apenas no domínio cognitivo e em suas subáreas ou níveis.


A partir desses graus de complexidade, é possível utilizar verbos de comando que orientem os alunos ao que é exigido deles nas atividades. Os verbos de comando estão dispostos nas diferentes categorias de complexidade, conforme apontado:

Nível cognitivo fácil e verbos correlacionados:

  • Relembrar/conhecer – definir, reconhecer, listar, descrever, identificar, recuperar, denominar, localizar, encontrar, assinalar, citar;
  • Entender/compreender – interpretar, resumir, inferir, parafrasear, classificar, comparar, explicar, exemplificar;

Nível cognitivo médio e verbos correlacionados:

  • Aplicar – implementar, desempenhar, usar, executar, calcular, interpretar, relatar, determinar, diagnosticar;
  • Analisar – comparar, organizar, desconstruir, atribuir, delinear, encontrar, estruturar, integrar, diferenciar, analisar;

Nível cognitivo difícil e verbos correlacionados:

  • Avaliar – revisar, formular hipóteses, criticar, experimentar, julgar, provar, detectar, justificar, argumentar, defender, comparar, fundamentar;
  • Criar – desenhar, construir, planejar, produzir, idealizar, elaborar.


Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
25
/
Oct
/
2024

Café com Inteligência

A cafeteira passava o melhor café de Maringá enquanto, ao redor da mesa central do escritório da B42, conversávamos sobre o futuro da Educação a Distância.
Tecnologia
30
/
Jul
/
2024

Ficar ou correr? Cocriação com as Inteligências Artificiais no cenário educacional

Aplicativos, recursos, plataformas e ferramentas surgem rapidamente. Antes mesmo que pudéssemos imaginá-las, descobrimos sua existência. Também passamos a ver atividades e profissões serem substituídas e outras serem criadas pelas automações da IA. Imagine que possa ir até o futuro e ver o impacto das Inteligências Artificiais no planeta. O que você vê?
Educação
2
/
Jul
/
2024

Como as Edtechs Estão Transformando o Ensino a Distância no Brasil

O Censo da Educação Superior de 2022 revelou que a modalidade EaD no Brasil teve um crescimento significativo, com cerca de 63,8% dos matriculados em cursos superiores optando por essa modalidade. Embora o EaD ofereça flexibilidade e acessibilidade, as instituições enfrentam diversos desafios para garantir a eficácia e qualidade do ensino. Para enfrentar esses desafios, as instituições de ensino recorrem a Empresas de Educação que oferecem serviços de desenvolvimento de cursos e suporte técnico.
Tecnologia
13
/
Jun
/
2024

De HTML Interativo a PDF: Garantindo o Acesso Offline na Educação a Distância

No Brasil, a qualidade da conexão à internet é uma variável crucial que impacta diretamente a produção de materiais para educação e o acesso dos alunos a esses recursos.
Tecnologia
2
/
May
/
2024

Airchat: a nova rede social que pode servir de inspiração para a Educação a Distância

O Airchat, a nova rede social que está redefinindo as interações online por meio de mensagens de voz, é o fruto da visão inovadora de Naval Ravikant.

@b42edtech