Por que gamificar a educação?

Escrito por 
Karina N. Tomelin
Publicado 
22/5/2023
A

prender, de forma divertida, deveria ser uma constante na vida de todo aprendente. Por que a indústria do entretenimento está tão avançada na compreensão do engajamento da atenção se comparada com a educação?

O investimento em neurociência e tecnologia é, sem dúvida, um indício do sucesso e de recordes de consumo a cada ano. Segundo Pesquisa Game Brasil (2022), em 2020, por exemplo, 57% dos pesquisados informaram considerar os jogos digitais como sua principal forma de diversão. Em 2021, este número saltou para 68%. Além disso, 36,9% deles afirmam jogar jogos digitais online todos os dias. Conectar-se com o perfil do estudante que acessa o Ensino Superior é fundamental para agregar valor à experiência de aprendizagem e garantir a permanência ao longo do curso. 

A associação de narrativas com utilização de elementos de alto impacto visual podem contribuir para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem gamificados com bom custo benefício. Para tanto, uma metodologia que envolva os professores e uma equipe de designers engajados a promover uma experiência de aprendizagem lúdica é fundamental. Games como recursos educacionais podem ser altamente impactantes quando roteirizados com intencionalidade, utilizando elementos que desenvolvam a curiosidade, ou mesmo que se apresentam como desafio aos estudantes. 

Os professores podem começar a implementar jogos em suas aulas online seguindo alguns passos simples. O primeiro passo é entender a dinâmica dos jogos e como ela pode ser aplicada no contexto educacional. Em seguida, é importante identificar o objetivo do jogo e quais habilidades e competências serão desenvolvidas pelos alunos. Depois, é preciso definir o tipo de jogo que será utilizado e quais elementos serão incorporados, como desafios, narrativas e recompensas. Por fim, é necessário testar e avaliar a eficácia do jogo e fazer ajustes caso necessário. 

Contar com professores criativos neste processo pode ser fundamental para o desenvolvimento de missões, conduzindo o estudante para uma jornada de conquistas, mediadas pela tecnologia. Um dos grandes desafios na criação de games para o público jovem e adulto está em sua elaboração não parecer demasiada simplória, já que quanto maior a complexidade, maior será o custo. Outro ponto a se considerar é certa incoerência ao se reduzir o termo gamificação a quiz, ao final de conteúdos. 

Games envolvem roteiros, design, tecnologia. O sucesso está, sem dúvida, no processo cocriativo, no empenho e no compromisso dos envolvidos na construção a gerar boas experiências de aprendizagem. Com essas estratégias em mente, os educadores e instituições podem tornar suas aulas mais engajadoras e dinâmicas, promovendo uma aprendizagem mais significativa e impactante.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
1
/
Jul
/
2025

Ensino a Distância e Ética Acadêmica: como reduzir o plágio e garantir autenticidade nas entregas

Em busca de curtidas, seguidores e relevância, é comum ver conteúdos copiados sendo replicados sem o menor pudor. Mas, ao contrário das galáxias distantes de Star Wars, aqui no mundo real, a força do plágio não leva a bons caminhos.
Educação
30
/
Jun
/
2025

Como fazer slides que tornam qualquer aula muito mais interessante

Sabe aquela apresentação que te prende do início ao fim, com slides bonitos, bem organizados e que parecem ter saído de Hogwarts? Pois é, não é feitiçaria: é técnica. E a boa notícia é que qualquer educador pode aprender a fazer isso.
Educação
4
/
Jun
/
2025

Da Distopia à Esperança: o Papel da Escola na Construção de Futuros Desejáveis

O letramento de futuros pode ser cultivado na escola como uma competência estruturante para o século XXI. Isso significa criar espaços em que o futuro não seja apenas imaginado, mas discutido, analisado, especulado, narrado e, sobretudo, cocriado.
Educação
4
/
Jun
/
2025

Educabox é Premiado no 30º CIAED com Destaque em Inovação

O Educabox foi premiado com o Prêmio Destaque em Inovação no 30º CIAED, destacando seu impacto na democratização da formação continuada e a inovação no uso de microlearning para capacitação de educadores.
Educação
14
/
Apr
/
2025

O Quebra-Cabeça da Educação

"Mas, vó, o que é uma designer pedagógica?" perguntou Alice, ainda tentando entender. Roseli continuou: "Ah, é como montar um grande quebra-cabeça, Alice. Eu ajudo a organizar as peças do conhecimento e fazer com que elas se encaixem direitinho, para que todo mundo consiga entender e aprender de forma legal".

@b42edtech