uando buscamos compreender o papel do autor na produção de materiais digitais, passamos a considerar o valor de facilitadores e formas de manter este professor empolgado para lidar com desafios dos novos contextos de aprendizagem e ainda estimulá-lo a inovar quando o assunto é produção de conteúdo online. A produção de e-books com autonomia digital e desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, vivenciadas pelo educador torna-se fundamental.
A importância da experiência de aprendizagem vivenciada pelo estudante, também em ambientes digitais pressupõe reforçar a importância do papel do educador preparado para acompanhar as inovações educacionais, disposto a reinventar sua prática do ensino presencial para o digital. Neste artigo, abordaremos a atuação em ambientes digitais, reforçando as diferenças entre o educador que exerce papel de conteudista, e aquele que exerce o papel de professor autor, considerando a autonomia autoral para o desenvolvimento de competências complexas nos estudantes.
A maioria dos professores possui excelente conhecimento sobre os temas da aula, porém nem sempre sabem a melhor forma de engajar os estudantes para o aprendizado. Neste sentido, o apoio durante o processo de produção, motivando o autor com desejo de criar conteúdos estimulantes e dinâmicas focado no aprendizado do aluno, resultará em ótimo material.
Ao dar início a um processo de produção, o professor autor precisa compreender o seu papel, e também, como ele pode inovar neste meio. O professor autor é aquele que terá autonomia autoral, que utilizará das suas vivências e conhecimento do conteúdo para produzir a melhor experiência de aprendizagem para os estudantes. O foco não é no conteúdo em si, mas no design da aprendizagem, na mobilização de referenciais práticos, na curadoria bem detalhada e na escolha de elementos interativos. O professor autor, além de utilizar exemplos práticos para ilustrar a aula, abusará de narrativas que aproximam a sua linguagem com a realidade dos estudantes.
A formação de professores no processo de produção autoral é fundamental para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem inovadores. Mobilizar diferentes metodologias, recursos e estratégias promoverão uma experiência de aprendizagem significativa.
— Filatro e Cavalcanti
No entanto, a formação necessita ser contínua e ir além de um treinamento geral, precisa ser abrangente sobre funções e expectativas. Um dos desafios da formação continuada é, sem dúvida, o tempo dos professores para o processo de autodesenvolvimento. Neste sentido, uma das formas de promover a formação de forma contínua são as microaprendizagens.
O microlearning ou microaprendizagens são estratégias de formação condensadas, pontuais e significativas, focadas no resultado esperado.
— Karina Tomelin
Um dos canais mais acessíveis atualmente para promoção das microformações é o Whatsapp.
Alinhar as expectativas de produção do professor autor até a entrega final pode ser possível por meio das microaprendizagens. Manter o professor autor motivado e seguro do percurso da produção escrita ou audiovisual, poder apoiá-lo por meio de facilitadores e recursos digitais que guiarão durante o trajeto de produção, tem sido uma experiência exitosa na gestão da produção de conteúdos. Esta modalidade de atuação já impactou 350 professores e obteve retorno positivos. Segue uma pesquisa feita com 31 destes autores para analisar o quão claro foi seu papel durante o processo de produção.