Professor Autor X Professor Conteudista: Estratégias para Produção de Conhecimento da EaD

Escrito por 
Juliana Hartkopf
Publicado 
10/7/2023
Q

uando buscamos compreender o papel do autor na produção de materiais digitais, passamos a considerar o valor de facilitadores e formas de manter este professor empolgado para lidar com desafios dos novos contextos de aprendizagem e ainda estimulá-lo a inovar quando o assunto é produção de conteúdo online. A produção de e-books com autonomia digital e desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, vivenciadas pelo educador torna-se fundamental. 

A importância da  experiência de aprendizagem vivenciada pelo estudante, também em ambientes digitais pressupõe reforçar a importância do papel do educador preparado para acompanhar as inovações educacionais, disposto a reinventar sua prática do ensino presencial para o digital. Neste artigo, abordaremos a atuação em ambientes digitais,  reforçando as diferenças entre o educador que exerce papel de conteudista, e aquele que exerce o papel de professor autor, considerando a autonomia autoral para o desenvolvimento de competências complexas nos estudantes. 

A maioria dos professores possui excelente conhecimento sobre os temas da aula, porém nem sempre sabem a melhor forma de engajar os estudantes para o aprendizado. Neste sentido, o apoio durante o processo de produção, motivando o autor com desejo de criar conteúdos estimulantes e dinâmicas focado no aprendizado do aluno, resultará em ótimo material. 

Ao dar início a um processo de produção, o professor autor precisa compreender o seu papel, e também, como ele pode inovar neste meio. O professor autor é aquele que terá autonomia autoral, que utilizará das suas vivências e conhecimento do conteúdo para produzir a melhor experiência de aprendizagem para os estudantes. O foco não é no conteúdo em si, mas no design da aprendizagem, na mobilização de referenciais práticos, na curadoria bem detalhada e na escolha de elementos interativos.  O professor autor, além de utilizar exemplos práticos para ilustrar a aula, abusará de narrativas que aproximam a sua linguagem com a  realidade dos estudantes. 

A formação de professores no processo de produção autoral é fundamental para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem inovadores. Mobilizar diferentes metodologias, recursos e estratégias promoverão uma experiência de aprendizagem significativa.
Filatro e Cavalcanti

No entanto, a formação necessita ser contínua e ir além de um treinamento geral, precisa ser abrangente sobre funções e expectativas. Um dos desafios da formação continuada é, sem dúvida, o tempo dos professores para o processo de autodesenvolvimento. Neste sentido, uma das formas de promover a formação de forma contínua são as microaprendizagens. 

O microlearning ou microaprendizagens são estratégias de formação condensadas, pontuais e significativas, focadas no resultado esperado.
Karina Tomelin

Um dos canais mais acessíveis atualmente para promoção das microformações é o Whatsapp

Alinhar as expectativas de produção do professor autor até a entrega final pode ser possível por meio das microaprendizagens. Manter o professor autor motivado e seguro do percurso da produção escrita ou audiovisual, poder apoiá-lo por meio de facilitadores e recursos digitais  que guiarão durante o trajeto de produção, tem sido uma experiência exitosa na gestão da produção de conteúdos. Esta modalidade de atuação já impactou 350 professores e obteve retorno positivos. Segue uma pesquisa feita com 31 destes autores para analisar o quão claro foi seu papel durante o processo de produção.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Tecnologia
25
/
Oct
/
2024

Café com Inteligência

A cafeteira passava o melhor café de Maringá enquanto, ao redor da mesa central do escritório da B42, conversávamos sobre o futuro da Educação a Distância.
Tecnologia
30
/
Jul
/
2024

Ficar ou correr? Cocriação com as Inteligências Artificiais no cenário educacional

Aplicativos, recursos, plataformas e ferramentas surgem rapidamente. Antes mesmo que pudéssemos imaginá-las, descobrimos sua existência. Também passamos a ver atividades e profissões serem substituídas e outras serem criadas pelas automações da IA. Imagine que possa ir até o futuro e ver o impacto das Inteligências Artificiais no planeta. O que você vê?
Educação
2
/
Jul
/
2024

Como as Edtechs Estão Transformando o Ensino a Distância no Brasil

O Censo da Educação Superior de 2022 revelou que a modalidade EaD no Brasil teve um crescimento significativo, com cerca de 63,8% dos matriculados em cursos superiores optando por essa modalidade. Embora o EaD ofereça flexibilidade e acessibilidade, as instituições enfrentam diversos desafios para garantir a eficácia e qualidade do ensino. Para enfrentar esses desafios, as instituições de ensino recorrem a Empresas de Educação que oferecem serviços de desenvolvimento de cursos e suporte técnico.
Tecnologia
13
/
Jun
/
2024

De HTML Interativo a PDF: Garantindo o Acesso Offline na Educação a Distância

No Brasil, a qualidade da conexão à internet é uma variável crucial que impacta diretamente a produção de materiais para educação e o acesso dos alunos a esses recursos.
Tecnologia
2
/
May
/
2024

Airchat: a nova rede social que pode servir de inspiração para a Educação a Distância

O Airchat, a nova rede social que está redefinindo as interações online por meio de mensagens de voz, é o fruto da visão inovadora de Naval Ravikant.

@b42edtech