Professor Autor X Professor Conteudista: Estratégias para Produção de Conhecimento da EaD

Escrito por 
Juliana Hartkopf
Publicado 
10/7/2023
Q

uando buscamos compreender o papel do autor na produção de materiais digitais, passamos a considerar o valor de facilitadores e formas de manter este professor empolgado para lidar com desafios dos novos contextos de aprendizagem e ainda estimulá-lo a inovar quando o assunto é produção de conteúdo online. A produção de e-books com autonomia digital e desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, vivenciadas pelo educador torna-se fundamental. 

A importância da  experiência de aprendizagem vivenciada pelo estudante, também em ambientes digitais pressupõe reforçar a importância do papel do educador preparado para acompanhar as inovações educacionais, disposto a reinventar sua prática do ensino presencial para o digital. Neste artigo, abordaremos a atuação em ambientes digitais,  reforçando as diferenças entre o educador que exerce papel de conteudista, e aquele que exerce o papel de professor autor, considerando a autonomia autoral para o desenvolvimento de competências complexas nos estudantes. 

A maioria dos professores possui excelente conhecimento sobre os temas da aula, porém nem sempre sabem a melhor forma de engajar os estudantes para o aprendizado. Neste sentido, o apoio durante o processo de produção, motivando o autor com desejo de criar conteúdos estimulantes e dinâmicas focado no aprendizado do aluno, resultará em ótimo material. 

Ao dar início a um processo de produção, o professor autor precisa compreender o seu papel, e também, como ele pode inovar neste meio. O professor autor é aquele que terá autonomia autoral, que utilizará das suas vivências e conhecimento do conteúdo para produzir a melhor experiência de aprendizagem para os estudantes. O foco não é no conteúdo em si, mas no design da aprendizagem, na mobilização de referenciais práticos, na curadoria bem detalhada e na escolha de elementos interativos.  O professor autor, além de utilizar exemplos práticos para ilustrar a aula, abusará de narrativas que aproximam a sua linguagem com a  realidade dos estudantes. 

A formação de professores no processo de produção autoral é fundamental para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem inovadores. Mobilizar diferentes metodologias, recursos e estratégias promoverão uma experiência de aprendizagem significativa.
Filatro e Cavalcanti

No entanto, a formação necessita ser contínua e ir além de um treinamento geral, precisa ser abrangente sobre funções e expectativas. Um dos desafios da formação continuada é, sem dúvida, o tempo dos professores para o processo de autodesenvolvimento. Neste sentido, uma das formas de promover a formação de forma contínua são as microaprendizagens. 

O microlearning ou microaprendizagens são estratégias de formação condensadas, pontuais e significativas, focadas no resultado esperado.
Karina Tomelin

Um dos canais mais acessíveis atualmente para promoção das microformações é o Whatsapp

Alinhar as expectativas de produção do professor autor até a entrega final pode ser possível por meio das microaprendizagens. Manter o professor autor motivado e seguro do percurso da produção escrita ou audiovisual, poder apoiá-lo por meio de facilitadores e recursos digitais  que guiarão durante o trajeto de produção, tem sido uma experiência exitosa na gestão da produção de conteúdos. Esta modalidade de atuação já impactou 350 professores e obteve retorno positivos. Segue uma pesquisa feita com 31 destes autores para analisar o quão claro foi seu papel durante o processo de produção.

Assine a Newsletter de Design

Não vamos compartilhar suas infos. Ver  Politica de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Conecte-se a nossa
comunidade
vá além

Compartilhamos Nossas Ideias
com Você

ver mais
Educação
28
/
Mar
/
2025

Curso gratuito sobre voluntariado foi lançado no GEDUC 2025

O lançamento do curso gratuito Voluntariado: Transformando Comunidades e Vidas aconteceu durante o GEDUC 2025. Uma iniciativa do Instituto Ela, da B42 e da Citadino.
Educação
21
/
Mar
/
2025

Do passado ao futuro: como a história do EaD molda as inovações em educação

Das correspondências por cartas ao Telecurso 2000, entender a evolução do ensino a distância é estratégico para moldar o futuro da educação. Neste artigo, explore a história do EaD e como ela influencia nas inovações atuais.
Design
7
/
Mar
/
2025

Material didático na EaD: o que são, para que servem e como facilitam a jornada do estudante

Os materiais didáticos na educação a distância estão evoluindo! Conheça soluções eficazes para instituições e educadores EaD.
Educação
26
/
Feb
/
2025

‍O impacto da internet e dos influenciadores digitais na educação

O impacto da internet na educação vai além do acesso, também está redefinindo como aprendemos. Qual é o papel dos influenciadores digitais e como as instituições podem se adaptar para promover inovação e inclusão digital?
Educação
10
/
Feb
/
2025

Videoaula ou livro: por que é mais fácil aprender assistindo aula em vídeo?

Videoaula ou livro? Entenda porque as videoaulas são eficazes, transformam a experiência de aprendizagem e engajam estudantes com inovação pedagógica!

@b42edtech