A elaboração de questões não é um trabalho fácil e exige do professor a observação de diversos critérios com o objetivo de garantir a qualidade de sua prova. Algumas características de uma boa questão são:
Objetividade: utilize frases curtas e termos exatos evitando ambiguidades.
Originalidade: crie questões novas. Não utilize questões realizadas em outras avaliações, exercícios ou de fácil acesso dos estudantes.
Impessoalidade: utilize a linguagem formal. Evite impressões e expressões pessoais, bem como uso de chavões e gírias.
Complexidade: elabore questões com diferentes níveis de complexidade e que exijam do estudante o desenvolvimento de diferentes competências além de relembrar, como: conceituar, analisar, comparar, justificar, julgar etc.
Dimensão: não elabore questões nem muito longas e nem muito curtas. Observe a referência das questões produzidas pelos órgãos governamentais para seu segmento, como Enem, Enade etc.
Estrutura das Questões
O Enunciado
No enunciado da questão procure contextualizar o tema ou assunto a ser perguntado. O enunciado traz em si o estímulo que provoca a resposta. Utilize um pequeno texto ou um texto-base (textos, imagens, figuras, tabelas, gráficos) que trarão o contexto relacionado ao tema da questão. Este contexto tem o objetivo de motivar ou compor a situação-problema. Pode ser formulado pelo próprio professor ou referenciado por publicações de apropriação pública seguindo as normas da ABNT.
Logo após o texto base o professor fará a descrição do enunciado. Este constitui-se de uma ou mais frases com instrução clara e objetiva da tarefa a ser realizada pelo aluno. Para evidenciar a competência e habilidade a ser requerida, esta parte da questão conta com verbos de comando como defina, cite, diferencie, conceitue, explique, ilustre, classifique, analise, compare, faça, diferencie, entre outros. As questões podem ser:
Objetivas: oferecem alternativas de respostas que podem ser de resposta única, de múltipla escolha, asserção-razão, objetiva de seriação.
Discursivas: também conhecida como pergunta aberta, em que o estudante precisa responder redigindo a própria resposta.
Evite utilizar em sua prova:
- Palavras como: não, incorreto, exceto, totalmente, apenas somente, nunca, completamente, geralmente, apenas.
- “Todas as alternativas acima”; “nenhuma das acima”
- Duplos negativos: “não fumar, não é critério”.
Os itens ou “alternativas”
A elaboração dos itens, principalmente dos incorretos, é uma tarefa complexa e exige grande atenção e domínio do conteúdo técnico do professor. Nas opções de respostas procure manter um padrão na extensão de cada resposta. Não crie itens absurdos em relação ao enunciado ou comparado aos demais itens. Os itens incorretos devem ser plausíveis, ter a aparência de resposta correta, mas serem incorretos.
Evite em sua prova:
- Pegadinhas (intencionais e acidentais);
- Dar pistas de uma questão para outra;
- A memorização, preocupe-se com o raciocínio;
- Itens baseado na opinião;
- Privilegiar abordagens ou teorias.
Comece pesquisando questões produzidas pelos órgãos governamentais como o INEP, que buscam avaliar a qualidade do aprendizado do estudante. Estas questões são muito bem elaboradas e podem ser uma boa referência para começar.