professor, tem buscado se adaptar ao novo cenário educacional por meio do aprimoramento de suas práticas docentes. É importante ressaltar que a qualidade da ação docente é fundamental para o sucesso da aprendizagem e formação profissional do acadêmico. A partir deste entendimento se propõe o programa de acompanhamento online de mentoria docente, oferecendo atendimento personalizado, suporte socioemocional, pedagógico e profissional por meio de intervenções didático-pedagógicas. O acompanhamento por meio de mentoria personalizada, vai ao encontro das necessidades observadas na atuação docente, oferecendo suporte e aprimoramento de suas práticas por meio de estudos, dicas, intervenções e sugestão de aplicação de ferramentas e metodologias.
O "mentoring" é um processo de aprimoramento profissional baseado em relacionamentos interpessoais, em que um mentor oferece acompanhamento e suporte para o desenvolvimento de um mentorado. Com base nessa compreensão, o programa de mentoria ao professor é implementado com o objetivo de aprimorar e desenvolver os docentes, resultando em aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. Para garantir a eficácia do processo relacional, aplica-se a mentoria formal, que segundo Girão (2013), se organiza em uma estrutura de apoio, a fim de garantir que os participantes saibam quais seus objetivos e apoio de que podem precisar, a fim de alcançar êxito e sucesso na relação mentor-mentorado. O mentorado, conta com a experiência do mentor em prol de sua aprendizagem, desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional (ERLICH, 2017, p. 03). Com a crescente popularização das videoconferências, reconhecidas como uma ferramenta eficiente para reuniões, a mesma é usada como meio de interação na mentoria. Por meio de encontros semanais previamente agendados, o mentorado compartilha suas fragilidades e habilidades, enquanto o mentor assume a responsabilidade de propor ações para melhorar a prática docente.
O processo de mentoria entende a vivência relacional como método, sendo executado por meio de sessões online de mentoring formal, nas quais as necessidades são elencadas e as experiências compartilhadas. É importante destacar que o acompanhamento da prática docente se dá por meio de rubrica digital, sendo elaborada de acordo com as expectativas da instituição para a atuação do professor.
Segundo Tomelin (2021), o docente necessita de apoio técnico sobre métodos, estratégias e tecnologias que podem melhorar a qualidade das aulas e apoio emocional que trata dos desafios de lidar com pessoas de diferentes perfis, incluindo aqueles em situação de vulnerabilidade e risco, estando, muitas vezes diante de questões como violência, indisciplina e medo.
O processo é formalizado por meio do registro de ações em protocolos, incluindo o controle das sessões de mentoria, a observação de aulas gravadas, a auto avaliação docente e análise de documentos e avaliações institucionais e o plano de ação. Considera-se a elaboração do plano de ação uma das principais etapas do processo, considerando as principais queixas apresentadas pelo professor, a análise de auto avaliação e o diagnóstico do mentor em relação às aulas observadas. O plano de ação elaborado pelo mentor é entregue ao mentorado com indicações dos principais pontos de atenção e ações de melhoria, acrescido de sugestões de abordagens metodológicas que conduzam ao aperfeiçoamento da prática docente.
A aplicação de acompanhamento docente personalizado de forma online, por meio do processo de mentoria docente, objetiva melhorar a qualidade de ensino e formação profissional. O programa de mentoria permite a troca de experiências didático-pedagógicas e expansão das práticas de ensino inovadoras, sendo executada de maneira virtual, o que se entende como um grande benefício e romper de barreiras, tempo e localização.
A ação aponta para resultados positivos em vários aspectos. Primeiramente, por proporcionar ao professor a oportunidade de repensar, aprimorar e inovar sua prática, graças à mediação do mentor e ao acolhimento dos seus apontamentos. Compreende-se que o grande beneficiado é o sistema educacional que pode contar com aprimoramento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Como resultados colhidos ao longo do processo de mentoria, observamos aulas mais dinâmicas com alunos inseridos como
Acredita-se que ainda há muito a ser estudado e proposto no que diz respeito aos programas de mentoria docente, uma vez que se apresenta como uma possibilidade de potencialização da prática pedagógica qualificada e humanizadora na formação docente, não estando limitada ao fazer presencial, mas podendo ser amplamente explorada no universo EAD, partindo do alcance ao aluno para o professor atuante no ambiente educacional.
Referências
Erlich, P. (2017). O poder do mentoring nas organizações. Disponível em: https://www.erlich.com.br. Acesso em: março de 2023.
Girão, P. B. R. (2013). O mentoring no ensino superior. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Tomelin, K. N. (2021). Professoras, nossas primeiras mentoras! Como ajudá-las por meio da mentoria? In: ______. (org.). Mentores e suas histórias inspiradoras. São Paulo: Leader. p. 11-18.